Tradutor

Total de visualizações de página

Descubra como usar o consórcio para abater seu financiamento imobiliário

O consórcio imobiliário é um dos investimentos que mais atraem a atenção daqueles que pretendem aplicar recursos em um bem de forma programática, versátil e segura. A partir dele, é possível tanto adquirir um imóvel para morar quanto para fazer aquela reforma que está sendo programada há tempos. 
 
Além disso, outro fator, em vigor desde 2009 pela Lei dos Consórcios, fez do consórcio uma opção ainda mais atraente: a possibilidade de usar o consórcio para abater financiamento imobiliário.

O que é o consórcio imobiliário ?

O consórcio imobiliário é uma opção para aquisição de imóveis que funciona de forma programada. Para isso, forma-se um grupo de pessoas interessadas na compra de um mesmo bem – um imóvel, nesse caso – e a soma dos esforços desses membros garante que eles sejam adquiridos aos poucos, um a um, sem a necessidade de pagamento de juros.

Assim, além de ser economicamente mais vantajoso, o consórcio oferece a garantia de que todos os membros serão contemplados em um determinado período. No caso do consórcio, é cobrada uma taxa de administração que os juros são menores do que os de um financiamento comum.

É possível usar o consórcio para abater financiamento imobiliário ?

Como já afirmamos, é possível sim usar o consórcio para abater financiamento imobiliário. A partir da Lei 11.795/2008, conhecida como Lei dos Consórcios, é permitido utilizar cartas de crédito, como o consórcio, com o objetivo de quitar financiamentos imobiliários. Essa possibilidade, entretanto, funciona de acordo com algumas regras, que evitam problemas na transação.
São elas:
  • o consórcio só pode ser utilizado para quitar o mesmo tipo de bem a que se relaciona; assim, um consórcio de imóvel só pode ser usado para abater financiamento imobiliário;
  • o valor do consórcio ou da carta de crédito deve ser igual ou maior do que o valor exigido para abater o financiamento;
  • o consórcio deve ser posterior ao ano de 2009;
  • todas as partes devem concordar em usar o consórcio para abater o financiamento imobiliário;
  • essa possibilidade deve estar prevista no contrato de adesão ao consórcio;
  • por fim, o consorciado deve estar em dia com todas as parcelas e sem pendências financeiras nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quais são as vantagens ?

Além de todas as vantagens que já destacamos sobre o consórcio, usá-lo para abater a compra do imóvel também gera economia na aquisição do bem. Afinal, quando a quitação é antecipada ao usar o consórcio para abater financiamento imobiliário, o consumidor tem direito ao desconto proporcional dos juros. Dessa forma, usar o consórcio para quitar financiamento imobiliário ou qualquer outro tipo de bem pode ser uma ótima estratégia para o seu planejamento financeiro, trazendo economia, segurança e diversas outras vantagens para a negociação.

Por Maicon Silva


http://www.metoddus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...