Tradutor

Total de visualizações de página

Vale a pena fazer um consórcio de caminhão?


Pensando em entrar no ramo do transporte de cargas, ou já trabalha nessa área, mas deseja ter um veículo próprio? Acompanhe este artigo e veja se vale a pena fazer um consórcio de caminhão.

O consórcio é uma linha de crédito diferenciada que pode ser escolhida para a compra de diversos bens e serviços. Entre os bens mais comuns, adquiridos através desse tipo de crédito estão os veículos, carros, motocicletas e caminhões.
Existem muitas empresas que oferecem esse serviço e a possibilidade de compra é imensa. Mas será que quando o assunto são veículos de carga é interessante escolher esse caminho?

Veja como funciona o consórcio de caminhão

O consórcio de caminhão funciona assim como os demais consórcios disponíveis no mercado. O primeiro passo para contratá-lo é escolher o modelo do veículo, ou valor para comprá-lo.

Feito isso, você deverá escolher uma empresa que oferece esse serviço e ingressar em um grupo já formado ou em formação que tenha como finalidade uma carta de crédito no valor escolhido.

Assim que você ingressa nesse grupo começa a pagar as mensalidades que possuem um valor fixo preestabelecido e já passa a concorrer mensalmente a carta de crédito. Esta é sorteada todos os meses entre todos os integrantes do grupo, ou pode ser adquirida através de um lance, como os promovidos em leilões.

A contemplação através do sorteio pode acontecer tanto no primeiro mês de participação como no último. É importante dizer que, caso você seja contemplado antes de finalizar o pagamento das parcelas do consórcio, é fundamental continuar pagando as mensalidades normalmente.

Ao ser contemplado o consorciado não recebe o dinheiro em mãos, mas sim uma carta de crédito, um documento que lhe permite comprar o veículo, tornando a empresa provedora do consórcio responsável por realizar o pagamento do caminhão diretamente com o vendedor.
Vale dizer que a carta de crédito não precisa ser usada apenas para a compra do veículo, também pode ser usada para o pagamento da documentação e contratação do seguro veicular.

Vale a pena fazer um consórcio de caminhão?

Um dos pontos mais positivos do consórcio é que ele não tem a incidência de juros nas parcelas, é cobrado apenas uma taxa administrativa que serve para arcar com a prestação de serviço da empresa responsável por sua realização.

No entanto, a demora para a contemplação pode ser um ponto negativo, já que a maior parte dos consórcios é feita em muitos meses e o consorciado tem até o final do parcelamento para ser contemplado.

Por isso, se você não tem pressa para ter o veículo em mãos e não possui um valor para dar como lance, valor esse que quando aceito é descontado nas parcelas restantes, talvez não seja um bom negócio fazer um consórcio de caminhão.

Mas, se você não tem pressa e não deseja arcar com taxas de juros muitas vezes abusivas, optar pelo consórcio de caminhão pode ser uma boa alternativa. No final das contas, decidir se vale a pena ou não fazer um consórcio de caminhão dependerá apenas das suas necessidades.

Por Blog do Caminhoneiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...