Tradutor

Total de visualizações de página

Financiamento, empréstimo e consórcio: descubra o que é melhor para você

Tudo que você precisa saber sobre financiamentos

Para escolher bem, o primeiro passo é entender no que exatamente consiste cada opção. E já adiantamos desde agora: ao contrário do que muita gente pode pensar, empréstimo e financiamento não são sinônimos. Continue com a leitura para entender as maiores diferenças entre essas opções!

O que é um financiamento?

Basicamente, financiar equivale a arcar com as despesas de uma operação para outra pessoa. Você por acaso já ouviu algum artista dizer que a empresa X topou financiar seu disco, por exemplo? Isso significa que ela disponibilizou dinheiro para esse lançamento. Pois as instituições financeiras fazem o mesmo com seus clientes, propondo-se a financiar sonhos de consumo e necessidades em troca de pagamentos mensais.

Tudo que você precisa saber sobre empréstimos

O empréstimo é uma outra forma de tomar crédito. No entanto, diferentemente do financiamento, aqui não precisa existir uma finalidade específica para o uso do dinheiro. Uma vez que o banco não interfere na finalidade do empréstimo, você pode fazer com ele o que bem entender — e isso depende exclusivamente dos seus planos pessoais.

Durante a conversa com algum representante da instituição, você pode ser questionado sobre o motivo do empréstimo. Isso normalmente acontece quando se trata de um valor mais alto. Alguns gerentes podem dar um certo apoio, como uma consultoria financeira pessoal, a fim de ajudar o cliente a decidir sobre o melhor valor a tomar emprestado ou sobre uma linha de crédito mais adequada. De toda forma, isso não impacta na avaliação dos seus dados.

Quais as principais diferenças para o financiamento?

Como antecipamos, a principal diferença para o financiamento é que o empréstimo não precisa ter destinação específica. Mas justamente daí decorrem outras mudanças. Uma delas é que, por não ter uma garantia real (um bem que possa ser reavido em caso de inadimplência), as taxas de juros geralmente são maiores.

Tudo que você precisa saber consórcios

Os consórcios são bem diferentes das outras modalidades de crédito. Imagine reunir um grupo de 30 amigos que queiram comprar um carro e combinar que, todo mês, cada membro dá mil reais. Durante 30 meses, uma pessoa é sorteada por vez para ficar com o total (30 mil reais) e comprar seu carro. Se todos pagarem direitinho sua parte, ao final do período, cada um dos amigos terá conseguido comprar seu veículo!

Consórcio é um tipo de financiamento?

Na verdade, o consórcio nem é considerado uma operação de crédito. Isso porque, no fim das contas, é você mesmo quem está juntando dinheiro para conquistar o que almeja. Podemos dizer que o consórcio é, assim, uma forma de planejamento pessoal organizado para que você compre seu carro, sua casa ou um terreno, por exemplo. E as possibilidades não param por aí! Ainda é possível realizar outros sonhos com a ajuda do consórcio, como reformas, festas de aniversário, viagens e até procedimentos cirúrgicos!

Por  Rodobens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...