Tradutor

Total de visualizações de página

Entenda como funcionam as Assembleias de Consórcio

 

Conheça todos os detalhes sobre as reuniões mensais dos consorciados.

As Assembleias são ponto essencial para quem participa de um consórcio. Os grupos são formados oficialmente apenas após a realização da primeira reunião. Além disso, os sorteios e lances são definidos no encontro.

Quem participa de um consórcio aguarda ansiosamente pela contemplação, que acontece durante as assembleias. Mas não é apenas por isso que essas reuniões são tão importantes: de acordo com a Lei 11.795/2008, os grupos de consórcio são de fato constituídos após a realização da primeira assembleia. Todo o consórcio que é legalizado segue as regras estabelecidas pelo Banco Central, e a necessidade da organização dos encontros é o próprio BC que determina.

Estas reuniões realizadas periodicamente entre as pessoas que aderem ao consórcio são organizados pela administradora. Ali são discutidos assuntos relativos ao andamento do consórcio, acontecem os sorteios dos contemplados que irão receber a carta de crédito e também a divulgação dos lances que foram apresentados. Quem tem direito a voto nas assembleias são os consorciados ativos, e as decisões do grupo são feitas baseadas na maioria simples, de forma democrática. A quantidade de cotas que cada associado possui é o que define o número de votos, ou seja, o consorciado com mais de uma cota, tem direito a mais de um voto.

As Assembleias são divididas em duas categorias: ordinárias e extraordinárias. As ordinárias são de rotina, com data, hora e local marcados com antecedência, alinhado com o calendário estabelecido pela administradora. Já as assembleias extraordinárias, são as que não estavam previstas, convocadas quando algo precisa ser decidido em conjunto pelos consorciados.

Na primeira reunião ordinária, a administradora do consórcio elege os fiscais do grupo, que serão os representantes da maioria em assuntos relacionados à administração. Podendo também solicitar informações extras à administradora, os representantes têm acesso a todos os documentos relativos às operações do grupo.

Por Sicredi Mato Grosso  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...