Tradutor

Total de visualizações de página

Conheça os tipos de consórcio e suas respectivas vantagens

Comum no ramo imobiliário, modelo de financiamento é usado para pagar viagens e até cirurgias

A aquisição da casa própria ou do primeiro automóvel costuma ser um grande passo na vida de muitas pessoas. Ter um montante razoável de dinheiro em conta para pagar à vista por um bem foge da realidade da maioria da população brasileira e, nesses casos, o mercado conta com diferentes soluções para além de uma poupança comum ou um financiamento com juros altos.
Consórcio: modalidade de financiamento

Alternativa conhecida, mas ainda confusa para muitas pessoas é o consórcio. Por meio dele, o comprador adquire uma carta de crédito que pode ser usada no pagamento à vista de bens e serviços, o que pode ocorrer nos primeiros meses ou ao final do contrato. Ou seja, é possível receber antecipadamente um valor que você ainda está pagando e, desse modo, realizar seu projeto mais rápido do que o planejado.

Como funciona

Para entender como isso é possível, é necessário explicar como funciona o consórcio. Ele é considerado um autofinanciamento, no qual um grupo de indivíduos soma recursos mensais que, juntos, resultam no valor que será distribuído para cada um.

Todo mês, uma carta de crédito é sorteada até que, ao fim da duração do grupo, todos tenham recebido o mesmo valor. Essa ordem de distribuição é definida por sorteio e os participantes podem aumentar suas chances de serem contemplados antecipando o pagamento de cotas.

Sua operação é regulamentada pelo Banco Central e as instituições que oferecem esse serviço, financeiras ou não — seguradoras também oferecem consórcios —, cobram taxa de administração desses grupos. Portanto, embora o consórcio não incida juros propriamente ditos, isso não significa que ele não tenha custos. Segundo os especialistas em finanças, o pagamento à vista é sempre a melhor opção.

Esse tipo de distinção é importante ser feita, porque, em muitos casos, o consórcio é vendido como uma forma de investimento, quando, na verdade, é um financiamento. Como toda operação financeira, ele também incide riscos que vão desde o inadimplemento dos demais participantes do consórcio até a falência da instituição administradora do grupo.

Também é preciso estar atento ao valor a ser oferecido e se ele se encaixa no projeto de aquisição do bem em questão, possíveis taxas, garantias a serem apresentadas ao receber a carta de crédito, regras de contemplação por sorteio, entre outras.
O que considerar

Vantagens

Não é simples, mas o consórcio oferece uma série de vantagens quando comparado às demais formas de financiamento. A principal delas é que a carta de crédito permite o pagamento à vista na hora da compra, o que aumenta o seu poder de barganha no mercado.

Outra vantagem do consórcio é que ele ajuda no planejamento financeiro. Como é possível definir o número de parcelas e, consequentemente, seu valor, o consórcio se torna uma excelente opção para todos os perfis de pessoa física ou jurídica. Ele também confere maior flexibilidade, já que é possível vender sua participação para terceiros ou, até mesmo, desistir.

Desvantagens

Essas decisões, contudo, precisam ser bem estudadas, pois podem estar sujeitas a maiores custos e prazos. No caso de consórcios de prazos mais longos, a taxa de administração pode ficar mais cara. Em caso de desistência, o valor pago é devolvido corrigido, mas apenas no vencimento do prazo de duração do grupo.

Outra desvantagem do consórcio é a incerteza em relação à data em que ocorrerá a entrega da carta de crédito. Por isso, ele é indicado para aquelas pessoas que não precisam do bem imediatamente e que, por isso, podem esperar para adquiri-lo. Nos casos de consórcio imobiliário, isso pode ser um problema, pois o mero azar pode atrasar o sonho da casa própria.

Por Rafael
Fonte Porto Gente

http://www.metoddus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...