Tradutor

Total de visualizações de página

Saiba como funciona o laudo de vistoria no consórcio


Além de permitir a compra de automóveis zero km, é possível investir em um carro seminovo por meio do consórcio - desde que ele não tenha mais que 5 anos de utilização.
 
Para aprovar a compra de um seminovo, é necessário que ele passe por uma inspeção. Afinal, é preciso que o veículo que está adquirindo cumpra uma série de requisitos antes de ter a transferência de propriedade para o consorciado.
 
Neste artigo, vamos explicar como funciona o laudo de vistoria e a sua validade para automóveis.

Avaliação do laudo de vistoria

O laudo de vistoria pode ser emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que você reside. Algumas empresas também podem realizar esse tipo de vistoria: tratam-se das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV).
 
O consorciado deve solicitar o agendamento da vistoria, seja realizada pelo Detran ou não. No final, o solicitante deve sair com a emissão de um laudo validado pelo Detran.
Para emissão do laudo de vistoria, são avaliados pagamentos de taxas e multas do proprietário do veículo. Os equipamentos obrigatórios devem apresentar bom estado de conservação, como:

- chave de roda
- triângulo
- quebra-sol
- buzina
- velocímetro
- retrovisores
- cinto de segurança
- extintor de incêndio

Além disso, o veículo não pode ter sido rebaixado, pneus devem apresentar boas condições de uso e os faróis devem estar em perfeito funcionamento. Os números do motor e do chassi devem estar visíveis e até os níveis de poluentes do veículo são analisados.

Qual validade do laudo de vistoria para transferência?

Caso você esteja avaliando o veículo seminovo que deseja comprar e deu entrada no laudo de vistoria, pode ter de 30 a 60 dias, no máximo, para realizar a compra do veículo pela administradora de consórcio. Depois desse período, o laudo vence e é preciso solicitar uma nova avaliação.
 
As administradoras pedem o laudo de vistoria para garantir a melhor transação possível para os consorciados. Isso garante que o seminovo atenda a condições básicas de qualidade e segurança, para que o comprador não se arrependa de ter efetuado a compra, por exemplo.

Fonte Embracon
http://www.metoddus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...