Tradutor

Total de visualizações de página

Consórcio vira opção para jovens que não conseguem guardar dinheiro


Cerca de 72% dos jovens brasileiros não têm o hábito de poupar dinheiro. Uma pesquisa do banco Neon revela como a falta de educação e disciplina financeira ainda são presentes na faixa juvenil da população brasileira. Em contrapartida, 28% afirmam poupar, optando pela opção mais conservadora: a caderneta de poupança. O consórcio aparece em segundo lugar como investimento preferido dos jovens, como diz esta pesquisa da ABAC. 

Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a renda média mensal de jovens entre 15 a 29 anos não chega ultrapassar R$ 1800. Além de ser um valor baixo, esse recurso tem que se adaptar ao universo jovem, que geralmente possui custos com faculdade/cursos, transportes, despesas fixas, festas e baladas. No levantamento do banco Neon, 55% afirmam não sobrar dinheiro no fim do mês.

Especialistas em educação financeira apontam algumas causas para o jovem não conseguir guardar dinheiro. Entre elas, eles acreditam que, na maioria das vezes, os jovens desconhecem a realidade de suas despesas. Além disso, essa faixa etária privilegia o presente frente às possibilidades de consumo do futuro a longo prazo, como carro, moto, imóvel e viagens, bens que estão na lista de principais desejos desse público.

Ainda de acordo com o levantamento, 47% dos jovens, caso fossem poupar, se planejariam para comprar um imóvel. Em segundo lugar, fazer uma viagem (23%) surge entre os sonhos desejados, seguido pela compra do almejado automóvel (20%).

Apesar da porcentagem de jovens que poupam dinheiro ser baixa, é um índice com potencial crescimento diante do acesso democrático à informação, com surgimento de canais no YouTube sobre finanças, programas de incentivo à educação financeira e projetos ligados aos órgãos de proteção ao crédito para reduzir a inadimplência. O tópico de finanças foi o que mais cresceu no último ano na rede social.

Para conquistas a longo prazo, jovens têm optado pelo consórcio pois a modalidade incentiva a disciplina financeira. Encomendada pela Associação Brasileira de Consórcios (ABAC), a pesquisa da Quorum Brasil mostra que o consórcio aparece entre os investimentos preferidos do jovem para conquistar bens a longo prazo, como carros, motos e imóveis. Isso porque a maioria quando tenta poupar em caderneta de poupança, fundos, tesouros ou mercado de capitais acaba gastando o dinheiro. 

Fonte Terra/Dino
www.metoddus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...