Tradutor

Total de visualizações de página

Saiba como usar o FGTS no consórcio imobiliário

 

 

É possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço nessa modalidade de compra.

O FGTS é um recurso muito utilizado para quem está em busca de amortizar o saldo devedor do consórcio. Outra possibilidade é pagar uma parte das parcelas com o valor do fundo de garantia.

Em um consórcio de imóveis, o saldo da conta vinculada ao FGTS pode ser uma ótima opção para antecipar o sonho da casa própria. Quem já tiver adquirido o imóvel pode usar o saldo do Fundo de Garantia no consórcio para amortizar o saldo devedor ou pagar alguma parte das parcelas do consórcio de imóveis. Neste caso, o valor que será debitado da conta não pode passar de 80% do valor total da prestação. O fundo ainda pode ser usado para uma oferta de lance ou para a complementação da carta de crédito.

Para amortizar, quitar o saldo devedor ou fazer o pagamento de parte das prestações do consórcio imobiliário, existem algumas condições determinadas pelo Agente Operador, a Caixa Econômica Federal. O próximo passo para o uso do fundo é verificar se todos pré-requisitos estão sendo respeitados:

Trabalhador

- o titular da conta não pode ser proprietário nem comprador de qualquer outro imóvel no mesmo local.

- a cota do consórcio usada para a compra do bem deve estar no nome do titular da conta que irá ser utilizada.

- o trabalhador deve ter três anos de trabalho sob o regime do FGTS. Podendo ser na mesma empresa ou lugares diferentes.

Imóvel

- o imóvel deve estar registrado no nome do trabalhador em um cartório competente.

- o imóvel adquirido a partir do consórcio não pode ser rural, deve ser obrigatoriamente residencial.

- o valor máximo de avaliação do imóvel não pode ultrapassar o limite estabelecido para as operações do SFH.

Outro fator que deve ser observado são os Intervalos mínimos para o uso do FGTS. Para aquisição ou construção, o imóvel adquirido com FGTS pode ter o fundo usado como recurso após 3 anos. Já nas categorias de amortização ou liquidação o intervalo é de dois anos entre cada utilização de FGTS. Por fim, o pagamento de parte das prestações, que pode ser utilizado novamente ao término do prazo de utilização. 

Por Sicredi Mato Grosso  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ascensão do consórcio

Performance em vendas, mesmo em ano de crise, faz o segmento ser um bom negócio não só para quem compra, mas também para quem vende. O consó...